TGI
A influência do transporte urbano de passageiros na formação de redes urbanas: o caso do Terminal Rodoviário Jardim Jacira
Comunidade Urbana, Desigualdades Sociais, Periferia, Posto De Saúde, Segregação Urbana, Subúrbio, Violência Urbana
Autor(a):
Biane, Marcelo Bolanho
Orientador(a):
Antas Junior, Ricardo Mendes
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Palavras-chave do autor:
ônibus; transporte urbano; metrô; trem; mobilidade urbana; rede urbana
Resumo:
A estruturação urbana de determinada região pode ser influenciada por diversos fatores. Dentro deles, o transporte público é um dos fatores que afetam substancialmente a formação de uma região, por conta da mobilidade e acessibilidade que ele modifica ao longo do tempo. A região do Jardim Jacira, localizada na porção nordeste do município de Itapecerica da Serra, faz divisa com o município de São Paulo e recebe dentro do bairro além das linhas municipais de Itapecerica da Serra, também uma quantidade considerável de linhas urbanas do município de São Paulo administradas pela SPTrans. Estas linhas operadas pela SPTrans possibilitam ao habitante do município de Itapecerica da Serra ter uma mobilidade de razoável facilidade partindo do Jardim Jacira e chegando a pontos de grandes centros de periferia no município de São Paulo, como Capão Redondo e Santo Amaro, assim como as estações do Metropolitano de São Paulo. Acredita-se que essa facilidade de ligação do Jardim Jacira a estes pontos e estações permitiram criar uma rede urbana mais densa à estas regiões no município de São Paulo do que para o centro do município de Itapecerica da Serra. Ademais, é importante ressaltar a quantidade de operadores de sistema de transporte sobre pneus dentro do bairro e a sua nula integração entre os diversos existentes.