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Subúrbio

Autor(a):

Bruniera, Celina Fernandes Gonçalves

Orientador(a):

Cardoso, Irene de Arruda Ribeiro

Ano de publicação:

2004

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

escola pública; reforma do ensino; política educacional; formação de professores; subúrbios; migração

Resumo:

Este estudo teve como objetivo principal investigar as implicações das mudanças implementadas pela última reforma educacional realizada no sistema de ensino do Estado de São Paulo a partir de 1996. Partiu-se dos relatos de professoras que vivem e trabalham em São Miguel Paulista, um antigo subúrbio da cidade de São Paulo, e que têm exercido o magistério público há mais de 20 anos. Esses relatos revelam que o mundo escolar tornou-se estranho aos sujeitos, na medida em que estes não vêem acolhidas a concepção de escola e a prática pedagógica que construíram ao longo da vida e da carreira docente. Concluiu-se que além da mais recente reforma realizada no sistema de ensino paulista, contribuíram para intensificar esse estranhamento, as políticas do regime militar e suas implicações para a formação docente e para a degradação das condições de vida no subúrbio.

ABNT:

BRUNIERA, Celina Fernandes Gonçalves; CARDOSO, Irene de Arruda Ribeiro. A escola: mundo estranho ao professor (história e memória). 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.