Perinstituto De Física [If]Eria

Arco Netto, Nicolau Dela Bandera

Marques, Ana Claudia Duarte Rocha

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

educação; escolas; família; linguagem; sociolinguística; periferia

educação;escola;família;linguagem;periferia de São Paulo

Esta tese aborda as concepções e as práticas locais de educação, criação e produção de conhecimento entre os moradores, os professores e os estudantes de uma escola em um bairro na periferia de São Paulo, o Recanto dos Humildes. A partir de uma etnografia do bairro e de uma escola municipal, a pesquisa buscou descrever e comparar a socialidade dos moradores e seus filhos com aquela que existe no interior da instituição escolar, demonstrando as diferentes e as similares práticas de conhecimento e de educação. Busca-se explorar a teoria nativa elaborada pelas moradoras do Recanto sobre a criação de seus filhos, que concede centralidade às conversas e à palavra falada na produção das relações familiares. Por meio das broncas e das narrativas, as mães mostram o mundo para seus filhos e lhes ensinam a distinguir o certo do errado. Foi possível constatar que também na escola a linguagem adquire centralidade, tanto nas brincadeiras entre os estudantes, como na interação destes com seus professores. Ao descrever os jogos de linguagem e a gíria empregada pelos estudantes para produzir as práticas de zoeira, será possível analisar as variações da língua portuguesa pretendidas pelos estudantes quando buscam capturar uma brecha, narrar uma fita ou ainda zoar com seus colegas e amigos. Esta tese apresenta a contribuição de demonstrar como a palavra falada produz relações sociais e as pessoas em círculos de influência que envolvem a família e os amigos. Família e escola serão descritas como uma oposição gerativa, uma definindo-se em oposição por similaridade e por diferença à outra.

ARCO NETTO, Nicolau Dela Bandera; MARQUES, Ana Claudia Duarte Rocha. A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.