ACESSAR O MATERIAL TAGS

Baixa Renda

Autor(a):

Lozano, Márcia da Silva; Mucci, José Luiz Negrão

Autor(a) USP:

Mucci, Jose Luiz Negrão

Ano de publicação:

2005

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

educação ambiental; ensino médio; ensino fundamental; percepção; conhecimentos, atitudes e prática; pobreza; fatores socioeconômicos

Resumo:

Com agravamento da crise sócio-ambiental nas metrópoles brasileiras, tornou-se imprenscindível e urgente a inserção da Educação Ambiental (EA) no ensino formal. O presente estudo, realizado no ano de 2003, analisou a aplicação dos conceitos da EA, segundo os pressupostos de Tbilisi e da Política Nacional de Educação Ambiental, em uma escola da rede pública estadual de ensino. Situada próxima a uma Área de Proteção aos Mananciais do Município de Santo André, a escola atendia à população de baixa renda. Foram analisadas as Representações Sociais dos professores sobre questões que envolviam a esfera da EA. Os resultados do estudo permitiam concluir que problemas como confusão conceitual, formação específica dos professores, problemas no processo de formação continuada, violência e ausência da comunidade são, possivelmente, os principais entraves para o desenvolvimento da EA na escola.

ABNT:

LOZANO, Márcia da Silva; MUCCI, José Luiz Negrão. A educação ambiental em uma escola da rede estadual de ensino no município de Santo André: análise situacional. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 14, n. ja-ju 2005, p. 132-151, 2005.