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Vulnerabilidade

Autor(a):

Grandino, Patrícia Junqueira

Orientador(a):

Chamlian, Helena Coharik

Ano de publicação:

2004

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

formação de professores; prática de ensino; desempenho do professor; interação professor aluno; educadores de rua

Resumo:

O presente estudo trata da análise de uma experiência formativa envolvendo professores de uma escola pública e educadores sociais vinculados a um projeto socioeducativo de atenção a adolescentes em situação de vulnerabilidade. Partimos da constatação de que o mundo atual atravessa um momento histórico de profundas transformações e que sobre o campo educacional são depositadas expectativas de formação das novas gerações de modo a garantir-lhes a condição de sujeitos autônomos, participativos, em consonância aos apelos das sociedades democráticas que valorizam a diversidade cultural e os direitos individuais. Tomou-se como princípio que a educação é uma profissão relacional e que a relação educativa, pautada na afetividade, proximidade e virtual horizontalidade, requer um dispendioso investimento pessoal do professor e do educador social. Entretanto, esse aspecto fundamental do trabalho educativo não alcançou, até o momento, o espaço e relevância necessários nas propostas de formação. Pretende-se contribuir para o esforço de elaboração teórico-conceitual no campo da formação de professores e educadores sociais, reiterando que a dimensão subjetiva é condição si ne que non para a consecução de qualquer projeto educacional. Este estudo propôs uma experiência formativa que reuniu a abordagem do método autobiográfico para sua realização e contou com a psicanálise como aporte teórico, que auxiliou a esclarecer os mecanismos em jogo na formação desses sujeitos. A partir, fundamentalmente, do conceito de sujeito do inconsciente que a psicanálise apresenta, viu-se que o professor e o educador social são sujeitos para além do que os métodos e técnicas de ensino podem perceber. Pode-se afirmar que as propostas de formação comprometidas com o resgate do sujeito e com condições mais humanizadoras, democráticas e participativas na educação, necessariamente precisam levar em consideração a complexidade do sujeito professor e do sujeito educador social para alcançar os objetivos a que se propõem.

ABNT:

GRANDINO, Patrícia Junqueira; CHAMLIAN, Helena Coharik. A dimensão relacional na educação: análise de uma experiência formativa entre professores e educadores sociais. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.