ACESSAR O MATERIAL TAGS

Cultura Popular, Educação Popular

Autor(a):

Neira, Marcos Garcia

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

educação física escolar; currículos e programas; multiculturalismo; cultura popular

Palavras-chave do autor:

multiculturalismo; cultura popular; currículo

Resumo:

Com a democratização do acesso, a escola acolheu múltiplas identidades culturais. Historicamente, os conhecimentos dos grupos desprovidos de poder foram negligenciados no currículo e a cultura dominante prevaleceu, despontando como urgente a realização de estudos que indiquem caminhos para a transformação desse quadro. Esta pesquisa-ação busca desenvolver um currículo multicultural para a Educação Física a partir do patrimônio da cultura corporal popular. Os resultados, obtidos por meio da análise crítica da experiência, indicam que os conteúdos da cultura popular e a metodologia de ensino inspirada na etnografia proporcionaram o fortalecimento da identidade cultural da comunidade.

ABNT:

NEIRA, Marcos Garcia. A cultura corporal popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática., Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1-7, 2008. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1699/3334 >.