Artigo de periódico
A cultura corporal popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física
Autor(a):
Neira, Marcos Garcia
Ano de publicação:
2008
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
educação física escolar; currículos e programas; multiculturalismo; cultura popular
Palavras-chave do autor:
multiculturalismo; cultura popular; currículo
Resumo:
Com a democratização do acesso, a escola acolheu múltiplas identidades culturais. Historicamente, os conhecimentos dos grupos desprovidos de poder foram negligenciados no currículo e a cultura dominante prevaleceu, despontando como urgente a realização de estudos que indiquem caminhos para a transformação desse quadro. Esta pesquisa-ação busca desenvolver um currículo multicultural para a Educação Física a partir do patrimônio da cultura corporal popular. Os resultados, obtidos por meio da análise crítica da experiência, indicam que os conteúdos da cultura popular e a metodologia de ensino inspirada na etnografia proporcionaram o fortalecimento da identidade cultural da comunidade.
ABNT:
NEIRA, Marcos Garcia. A cultura corporal popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática., Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1-7, 2008. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1699/3334 >.