ACESSAR O MATERIAL TAGS

Baixa Renda

Autor(a):

Veloso, Andres Rodriguez; Hildebrand, Diogo Fajardo Nunes; Daré, Patrícia Regina Caldeira; Campomar, Marcos Cortez

Autor(a) USP:

Campomar, Marcos Cortez

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade [FEA]

Assuntos:

comportamento do consumidor; público infantil; varejo; classe baixa; supermercados

Palavras-chave do autor:

comportamento do consumidor; consumidor infantil; varejo; famílias de baixa-renda; supermercado

Resumo:

Este trabalho aborda um segmento de mercado ainda pouco estudado no Brasil: crianças até 14 anos pertencentes a famílias de baixa renda. Sob tal foco e mediante a teoria acerca do tema, são analisados e detectados padrões de comportamento deste segmento de mercado dentro de um ambiente de varejo supermercadista e a sua influência nesta atmosfera. Este trabalho se apóia teoricamente nas principais obras que tratam do desenvolvimento psicológico e do processo de socialização da criança, bem como em textos específicos da área de consumo infantil. A parte empírica desta pesquisa recorreu a técnicas de observações e de entrevistas para maior compreensão do objeto de estudo. Como contribuição, este trabalho gerou categorias que auxiliam a construção de uma visão holística do comportamento e do processo de socialização da criança no ambiente varejista.

ABNT:

VELOSO, Andres Rodriguez; HILDEBRAND, Diogo Fajardo Nunes; DARÉ, Patrícia Regina Caldeira; CAMPOMAR, Marcos Cortez. A criança no varejo de baixa renda. RAE eletrônica, São Paulo, v. 7, n. 2, 2008. Disponível em: .