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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Direito [FD]

Departamento:

Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica

Docente(s) responsável(is):

Moneda Oliveira Ribeiro,

Objetivos:

OBJETIVO GERAL Conscientizar o estudante sobre as diferentes formas de manifestação da violência infanto-juvenil e seus efeitos. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM Desde o segundo semestre, o aluno inicia sua inserção nas instituições socioeducativas e de saúde, onde se depara com crianças/adolescentes em situação de risco a sua saúde. Esta disciplina reúne conhecimentos para ajudar o aluno a identificar tal condição e a refletir sobre as possibilidades de intervenção. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS Os conhecimentos construídos nesta disciplina são essenciais ao longo do Curso de Enfermagem para a prática do estudante referente a atenção à criança/adolescente em situação de risco e/ou violência e subsidiará o estudante a atuar nos serviços de saúde de atenção básica e de âmbito hospitalar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Referentes à ação docente: 1. Proporcionar ao estudante estudo sobre os diferentes tipos de violência infanto-juvenil. 2. Levar o estudante a identificar os contextos sociais e psicossociais que induzem à violência 3. Promover reflexão sobre as alternativas de intervenção para proteção da criança/adolescente. 4. Auxiliar o estudante a adotar condutas com vistas à prevenção e redução de danos. 5. Incentivar o aluno a notificar e denunciar as violências identificadas. Referente à ação discente: 1. Caracterizar os fatores sociais que determinam a violência. 2. Identificar a influência da violência sobre o desenvolvimento da criança. 3. Identificar necessidades específicas da criança em situação de violência. 4. Esboçar alternativas de intervenção de enfermagem à criança em situação de violência.

Programa:

CONTEÚDO/PROGRAMA 1. Determinantes sociais (histórico-cultural) e psicossociais da violência contra a criança e o adolescente. 2. Classificação quanto aos tipos e naturezas da violência. 3. A problemática da criança em situação de violência: necessidades específicas e limitações ao seu desenvolvimento. 4. Propostas atuais de intervenção: serviços da rede pública e terceiro setor. CONHECIMENTOS PRÉVIOS Não há pré-requisitos. PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO? O enfermeiro deve ter preparo para lidar com ocorrências relacionadas à violência infanto-juvenil e ter compromisso ético e legal com a criança/adolescente em situação de risco. Esta disciplina oferece conhecimentos que subsidiará a atuação do graduado em enfermagem.