Pós-Graduação
A Criança em Idade Escolar e o Adolescente na Família, Escola e Sociedade
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]
Área de concentração:
Enfermagem em Saúde Pública
Departamento:
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Docente(s) responsável(is):
Maria das Graças Bomfim de Carvalho, Marta Angélica Iossi Silva
Objetivos:
A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de apreender e analisar de forma crítica as dimensões socioculturais e históricas da infância e da adolescência na família, na escola e na sociedade; estudar os determinantes que orientam as ações na assistência à saúde da criança e do adolescente em diferentes momentos históricos; estudar as diretrizes políticas da saúde e da educação, com ênfase na Atenção Primária a Saúde (APS) e Promoção da Saúde, que orientam a assistência integral à criança em idade escolar e ao adolescente; estudar as situações de vulnerabilidade a que estão expostas as crianças em idade escolar e os adolescentes na atual sociedade; e assim, formar pesquisadores competentes, comprometidos com a compreensão histórica e sociocultural da infância e adolescência e com a defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
Justificativa:
A criança em idade escolar e o adolescente têm sido objeto de estudo de inúmeras pesquisas nas áreas da saúde e da educação, principalmente no que se refere aos fatores e situações de vulnerabilidade a que estão expostos. Pensamos que os profissionais que se vinculam a pós-graduação e que pretendem desenvolver pesquisas nessas áreas, necessitam de um referencial teórico sobre infância e adolescência; sobre a historicidade da família e sua relação com atenção à saúde da criança em idade escolar e do adolescente; sobre as políticas públicas sociais e os pressupostos instrumentais que consolidem o marco conceitual e operativo da atenção primária e da promoção da saúde para estas faixas etárias.
Programa:
A historicidade da atenção à criança em idade escolar e ao adolescente. A infância e a adolescência como prioridade das políticas públicas sociais no Brasil. Os direitos da criança e do adolescente na sociedade brasileira e o Estatuto da Criança e do adolescente. O sistema de saúde e atenção primária à saúde da criança em idade escolar e do adolescente. Princípios norteadores da atenção integral à saúde da criança em idade escolar e do adolescente. Linhas de cuidado na atenção integral à saúde da criança em idade escolar e do adolescente na perspectiva da integralidade. Medidas de proteção na infância e adolescência: maus tratos/violência, drogas, acidentes, gravidez, trabalho infantil, DST, HIV/AIDS. A contribuição das áreas da saúde e da educação para a promoção da saúde no ambiente escolar.