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Marginalidade Social, Movimentos Populares

Autor(a):

Benetton, Lorena Gebara

Orientador(a):

Fuzer, Taitiâny Karita Bonzanini

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz [ESALQ]

Palavras-chave do autor:

sequência didática; educação para a transformação; pedagogia dos movimentos sociais

Resumo:

Este presente texto fundamenta-se em estudos de diferentes formas de educação de caráter crítico e emancipador, a partir de uma revisão bibliográfica, estruturada no intuito de compreender filosofias pedagógicas e metodologias educacionais, com a finalidade de elaborar uma sequencia didática utilizada como ferramenta estrutural para o planejamento de ensino, na viabilização de espaços educadores socioambientais sendo estes formais ou informais. A sequência didática foi construída a partir do método dialético histórico que contextualiza os conhecimentos como produção sociocultural ao longo da história humana, direcionando o papel do sujeito crítico como protagonista do processo. Por meio da problematização temática dos conteúdos programáticos, questionando os conhecimentos fornecidos, dentro da totalidade e interdisciplinaridade, na popularização de momentos pedagógicos de troca de saberes por meio do debate crítico que interaja de forma dialógica com a realidade do educando e do meio ao seu redor, propiciando um cidadão ativo e conscientizador, na construção de novos preceitos sociais que valorize o desabrochar das diversas dimensões humanas, em contraposição a um sistema determinado pelas diretrizes econômicas de um mercado consumidor de recurso de forma irresponsável e exterminador do meio ambiente