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Ação Afirmativa

Autor(a):

Cury, Marília Xavier

Ano de publicação:

2005

Nome do evento:

Semana dos Museus da Universidade de São Paulo

Assuntos:

comunicação; museologia; ação educativa-cultural; exposições museológicas; museus

Palavras-chave do autor:

teorias da comunicação; teorias da recepção; pensamento comunicacional; comunicação museológica; avaliação museológica

Resumo:

Trata-se de pesquisa de recepção de público da exposição de antropologia Ouroeste – 9 Mil Anos de História, do Museu Água Vermelha. A pesquisa em desenvolvimento tem seu quadro teórico analítico fundado no modelo de comunicação como interação, entende que em exposições museológicas há inúmeros sujeitos, baseia-se na idéia de recepção como um processo e nos conceitos de tolerância, cooperação, solidariedade, (des/re)territorialização, eficácia simbólica, alteridade e saberes complexos. Foi desenvolvido um experimento metodológico aplicado, na forma de um múltimétodo, aos sujeitos envolvidos no processo da exposição: os profissionais que participaram da montagem da exposição e aqueles outros responsáveis pelo Museu e uma amostragem de estudantes. A pesquisa privilegia o pólo do receptor e integra produção, consumo e recepção.

ABNT:

CURY, Marília Xavier. A comunicação museológica e a pesquisa de recepção no Museu Água Vermelha. Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.