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Creche Pública, Favela

Autor(a):

Gonzaga, Terezinha de Oliveira

Orientador(a):

Yurgel, Marlene

Ano de publicação:

2004

Unidade USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

Assuntos:

planejamento territorial urbano; políticas públicas; movimentos sociais urbanos; feminismo

Palavras-chave do autor:

cidade - arquitetura – planejamento urbano – plano diretor – segregação – intraurbano –;relações sociais de gênero - gênero e cidade – gênero e o intraurbano – arquitetura – projetos arquitetônicos do ponto de vista de gênero – direitos humanos – meio ambiente –;políticas públicas, privado e espaço público, história, transdiciplinaridade, movimentos;sociais, feminismo, participação e democracia

Resumo:

Esta tese objetiva dar visibilidade à mulher na história das cidades, com destaque para a mulher produtora de espaços transformadores, exemplificando as intervenções destas na área metropolitana de São Paulo e principalmente na cidade de São Paulo. Analisa o que significou a luta pelas Delegacias de Defesa da Mulher e pelas creches, e seu impacto na malha urbana; os lugares de mulher, a participação das mulheres e o olhar do ponto de vista de gênero dos mutirões de construção e de urbanização de favelas. Reflete sobre planejar e projetar como um ato ideológico, político e social, e portanto reprodutor do status quo ou da transformação. Discute e apresenta propostas de planejar e projetar com a preocupação de garantir a participação das/os interessadas/os diretamente, e da não reprodução do patriarcalismo e dos arquétipos que reforçam a educação diferenciada e estimula a guerra de sexos, no espaço público e privado, aqui priorizando o espaço urbano. Planejar e projetar do ponto de vista das relações sociais de gênero. Encerra-se com a análise da incorporação da categoria gênero nos espaços de poder no Estado e com recomendações nas diversas esferas de poder.

ABNT:

GONZAGA, Terezinha de Oliveira; YURGEL, Marlene. A cidade e a arquitetura também mulher: conceituando a metodologia de planejamento urbano e dos projetos arquitetônicos do ponto de vista de gênero. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.