Dissertação (Mestrado)
1 por amor, 2 por dinheiro: rap, consumo e identidade em São Paulo
Autor(a):
Tristão, Gustavo da Silva
Orientador(a):
Perez, Clotilde
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
indústria cultural; rap; consumo; marcas ;moda ;identidade
Palavras-chave do autor:
consumo;identidade;marca;moda;rap;
Resumo:
Este trabalho analisa as relações entre rap e consumo em São Paulo, com o propósito de entender a sua relevância na construção identitária individual e coletiva. A análise abrange tanto as perspectivas comunicacionais e midiáticas do gênero musical quanto as suas características expressivas, discursivas e sígnicas, com o objetivo de revelar como o rap se constitui enquanto linguagem cultural e consumível em diversos aspectos. Esta investigação discute as influências conjunturais de ampliação do consumo na base da pirâmide social sobre a produção cultural dos rappers da nova geração, caracterizada pela contiguidade entre o agenciamento do fenômeno fonográfico e o fenômeno marcário. Nesse cenário, os atores do rap paulistano passam a explora-lo como negócio por meio do empreendedorismo no campo da moda. O referencial teórico inicial privilegia os vínculos entre consumo e identidade, compreendendo as especificidades do consumo na pós-modernidade, o consumo cultural e as identidades pós-modernas. Em seguida, examinamos os fatores que contribuíram para que o rap ganhasse notoriedade e superasse o seu status de subcultura, baseados na trajetória artística do grupo Racionais Mc's. Com isso, destacamos o papel do rap na construção de uma nova narrativa por parte dos sujeitos periféricos, na sua maioria negros, na qual o consumo assume uma dimensão central. Percorrido esse trajeto, nos dedicamos ao estudo da empresa Laboratório Fantasma, de propriedade do rapper Emicida, a fim de entender como se configuram as conexões entre música e moda operadas pela marca LAB. Nessa tarefa, adotamos como objeto o desfile da coleção LAB Yasuke no São Paulo Fashion Week em 2016, cuja análise se divide em duas partes. A primeira averigua a construção de sentido a partir da música cantada pelo rapper no desfile à luz da semiótica greimasiana, enquanto a segunda apura o potencial comunicativo das peças da coleção pela semiótica peirciana. Assim, a pesquisa aponta a importância do rap em sua interface com a moda na transformação social, bem como na formação de novas estéticas de consumo entre grupos identitários, que refletem o atual reposicionamento do gênero musical na Indústria Cultural.
ABNT:
TRISTÃO, Gustavo da Silva; PEREZ, Clotilde."1 por amor, 2 por dinheiro": rap, consumo e identidade em São Paulo. 2018.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27122018-103533/ >.