Artigo de periódico
Segmentação dos perfis de consumo infantil de vestuário e sua associação à moda e aos esportes de ação
Autor(a):
Frederico, Elias;Tristão, José Américo M;Robic, André R
Autor(a) USP:
Frederico, Elias
Ano de publicação:
2008
Unidade USP:
Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]
Assuntos:
comportamento do consumidor; segmentação de mercado; vestuário infantil
Palavras-chave do autor:
comportamento do consumidor; segmentação de mercado; varejo de vestuário; mercado infantil; moda
Resumo:
Este artigo identifica perfis de consumo de esportes de ação e aventura e os associa com o desejo, a compra e a utilização do vestuário infantil. Inicialmente foi conduzida uma pesquisa documental e um estudo exploratório com gerentes de produtos, que proporcionaram a identificação de quatro esportes de aventura relacionados ao público a ser estudado: surf, skate, esportes radicais na natureza (rappel e escalada) e esportes virtuais (videogames e computadores). Com base nas informações obtidas, foi realizado um estudo quantitativo com 1184 crianças freqüentadoras de 10 diferentes bairros de zonas nobres e periferias das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Santos. Para a análise dos resultados foram utilizadas três técnicas para a mensuração dos segmentos de consumo: análise fatorial Q, cluster hierárquico e cluster K-means. Os resultados identificaram três agrupamentos distintos: (1) “meninos do rio” (com maior predominância na zona sul do Rio de Janeiro), (2) “meninos da periferia” (assim denominados pela maior predominância na periferia do RJ e SP) (3) “qualquer paixão diverte” (com maior predominância nos bairros de classe-média). No primeiro grupo há uma maior identificação com o surf e com a natureza, no segundo grupo a identificação ocorre com o surf e o skate e o último agrupamento se identifica indistintamente com os três esportes. Os resultados apresentados nesse estudo mostram a importância da segmentação de mercado para oferecer e promover um melhor sortimento de produtos, que deve ser direcionado ao entorno geográfico de cada uma de suas lojas e a maior eficácia da utilização do estilo de vida do consumidor infantil, em vez da idade, na elaboração de estratégias de marketing.
ABNT:
FREDERICO, Elias; TRISTÃO, José Américo M; ROBIC, André R. Segmentação dos perfis de consumo infantil de vestuário e sua associação à moda e aos esportes de ação. REAd : Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 14, n. ja/abr. 2008, p. 1-22, 2008.