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Periferia

Autor(a):

Paula, Alexandre da Silva de;Kodato, Sérgio;Francielle Xavier Dias

Autor(a) USP:

Kodato, Sergio

Ano de publicação:

2013

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Assuntos:

violência escolar; ensino público

Palavras-chave do autor:

violência escolar; educação pública; representação social

Resumo:

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia de uma cidade de médio porte, do interior do Estado de São Paulo. Referenciando-se no método de análise das Representações Sociais, teve como objetivo investigar as concepções e as significações de violência nas escolas, produzidas por professores do Ensino Médio e Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidirigidas em profundidade, com oito participantes escolhidos pelos critérios de disponibilidade e variabilidade do conjunto. As entrevistas foram gravadas, e o material transcrito foi organizado em categorias temáticas, segundo o procedimento da análise de conteúdo. As interpretações e justificativas para os episódios de violência baseiam-se em concepções pré-científicas e constituem um discurso desprovido de autocrítica, caracterizado pela impotência e por um sentido fatalista de futuro, dificultando o enfrentamento e a prevenção.

ABNT:

PAULA, Alexandre da Silva de; KODATO, Sérgio; FRANCIELLE XAVIER DIAS,. Representações sociais da violência em professores da escola pública. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 4, n. 2, p. 240-257, 2013. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p240 > DOI: 10.5433/2236-6407.2013v4n2p240.