Artigo de periódico
Prevenindo a violência intrafamiliar através da construção de novas metodologias pedagógicas: um relato de experiência
Autor(a):
Salcedo Barrientos, Dora Mariela;Siqueira, E. G.;Miura, P. O.;Reis, A. M. S.;Castro, L. M.
Autor(a) USP:
Barrientos, Dora Mariela Salcedo
Ano de publicação:
2012
Unidade USP:
Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]
Assuntos:
mulheres; violência contra a mulher; gravidez na adolescência; violência doméstica; necessidades e demanda de serviços de saúde; promoção da saúde
Resumo:
O presente estudo visa apresentar uma experiência pedagógica, com o intuito de oferecer instrumentos para futuros projetos de Intervenção na Saúde Coletiva aplicado à Saúde da Mulher. Estudo exploratório, descritivo, ancorado na Teoria da Determinação Social e Materialismo Histórico Dialético, com abordagem quanti-qualitativa. Realizado nas instalações de uma UBS localizada na zona leste de São Paulo junto a 15 alunos do 6° semestre da disciplina de "Assistência a pré-natal, parto e pós-parto" e "Assistência ao recém-nascido e lactente" de uma universidade pública na cidade de São Paulo- 2011. Os encontros possibilitaram o resgate da criatividade, espontaneidade e o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para as necessidades das pacientes e de grupos junto aos adolescentes. O ensino através da pedagogia do Drama resgatou e melhorou a qualidade do ensino-aprendizagem, considerando o aluno um verdadeiro ator social, produtor e disseminador do próprio conhecimento, capaz de produzir e multiplicar o saber dialeticamente dentro e fora da sala de aula.
ABNT:
SALCEDO BARRIENTOS, Dora Mariela; SIQUEIRA, E. G.; MIURA, P. O.; REIS, A. M. S.; CASTRO, L. M. Prevenindo a violência intrafamiliar através da construção de novas metodologias pedagógicas: um relato de experiência. Revista Iberoamericana de Salud y Ciudadanía, Porto, v. 1, n. 2, 2012.