ACESSAR O MATERIAL TAGS

Periferia

Autor(a):

Almeida, Carlos A Nogueira de;Ricco, Rubens Garcia;Nogueira, Maria P C;Del Ciampo, Luiz Antonio;Rosa, Flávio

Autor(a) USP:

Ricco, Rubens Garcia;Ciampo, Luiz Antonio Del;Rosa, Flavio

Ano de publicação:

1998

Unidade USP:

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto [FMRP]

Assuntos:

oligoelementos; antropometria; pediatria

Palavras-chave do autor:

transtornos nutricionais; epidemiol; prevalência; unidade hospitalar de saúde pública; estado nutricional; antropometria

Resumo:

Foram estudadas 447 crianças com idades entre zero e cinco anos de uma Unidade Básica de Saúde de Ribeirão Preto com o objetivo de se determinar a prevalência da desnutrição nessa população por meio de diferentes métodos de avaliação do estado nutricional. Para isso, foram obtidas as medidas antropométricas peso, estatura, perímetro braquial e perímetro craniano, bem como os dados pessoais de cada criança, analisando-se posteriormente o seu estado nutricional pelos métodos de Gomez, Waterlow, Kanawati & McLaren e Shakir. As prevalências foram diferentes de acordo com o método utilizado, variando entre 9,17 por cento e 38,48 por cento, tendo-se observado, em todos os métodos, o predomínio de formas leves de desnutrição.

ABNT:

ALMEIDA, Carlos A Nogueira de; RICCO, Rubens Garcia; NOGUEIRA, Maria P C; DEL CIAMPO, Luiz Antonio; ROSA, Flávio. Prevalência de desnutrição em unidade básica de saúde da periferia de Ribeirão Preto (SP). Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 185-190, 1998.