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Economia Solidária

Autor(a):

Meneghetti, Renata Cristina Geromel;Barrofaldi, Rita de Cássia Zacheo

Autor(a) USP:

Meneghetti, Renata Cristina Geromel

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]

Assuntos:

educação matemática; educação de jovens e adultos; etnomatemática; economia solidária

Palavras-chave do autor:

educação matemática; educação de jovens e adultos; etnomatemática; economia solidária; banco comunitário; autogestão

Resumo:

A pesquisa que embasa este artigo refere-se a um projeto que focaliza a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária. Neste artigo enfocamos o caso de um Banco Comunitário (BC). O trabalho teve como propósito ensinar e desenvolver atividades matemáticas de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas na implementação de Empreendimentos em Economia solidária. Com isso, visou-se, também, criar subsídios para colaborar com práticas educativas em matemática no contexto da Economia Solidária. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de investigação (estudo de caso); os dados foram levantados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observou-se que a Matemática é importante principalmente quanto à gestão financeira e logística do BC; as intervenções pedagógicas em matemática, realizadas nesse contexto, auxiliaram o grupo quanto à organização e à compreensão das atividades do BC, além de contribuírem com a autogestão desse Empreendimento em Economia Solidária (EES).

ABNT:

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; BARROFALDI, Rita de Cássia Zacheo. Práticas efetivas em educação matemática no contexto de um banco comunitário. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática , Rio Claro, UNESP, v. 29, n. 53, p. 809-827, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a02 DOI: 10.1590/1980-4415v29n53a02.