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Segregação Urbana

Autor(a):

Santos, Bruno Candido dos 

Orientador(a):

Arroyo, Maria Mónica

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Palavras-chave do autor:

divisão territorial do trabalho; circulação de passageiros; transporte rodoviário interestadual; Londrina

Resumo:

O transporte rodoviário interestadual de passageiros é uma atividade econômica que elucida a divisão territorial do trabalho, pois é uma expressão de parte dos deslocamentos de pessoas pelo território nacional e, portanto, ilustra as articulações entre variados centros. Este trabalho parte deste pressuposto para estudar, em particular, as articulações entre Londrina e São Paulo, que datam da fundação daquele aglomerado urbano ao final da década de 1920. A Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP) alavancou o loteamento na região do norte paranaense, incorporando uma extensa área à produção cafeeira. Desde então, Londrina e seu entorno se configuram como uma importante centralidade na rede urbana do norte paranaense. No final da década de 1960, a cafeicultura declina enquanto atividade predominante, dando lugar à agroindústria. Londrina tem sua centralidade reafirmada, pois se tornara um polo do setor de serviços vinculado a esse novo paradigma produtivo. A industrialização, em duas fases, reconfigura diversas áreas na região londrinense, o que intensifica as ligações de Londrina com os municípios de seu entorno imediato (Cambé, Ibiporã e Rolândia) e, finalmente, os vetores da globalização trazem novas dinâmicas para a região, evidenciando a configuração da rede urbana em que o município londrinense tem um papel regional importante. Desde os primórdios da colonização do norte paranaense, o transporte rodoviário de passageiros foi uma atividade econômica relevante e um elemento importante na integração regional e nas articulações entre diversas áreas, como no eixo rodoviário Londrina-São Paulo, que se configura como um dos mais relevantes nas conexões entre os estados do Paraná e de São Paulo. Essas ligações rodoviárias são responsáveis por movimentar centenas de milhares de passageiros por ano. Neste trabalho procura-se analisar o conjunto de aspectos que explicam o transporte rodoviário interestadual de passageiros, nesse trecho, com especial ênfase para os agentes econômicos envolvidos, os fixos especializados que atendem esse movimento e o quadro normativo que o rege.