TGI
Alunos da escola pública: a lenta travessia para o conhecimento e para a cidadania
Autor(a):
Oliveira, Cássio Alves de
Orientador(a):
Miranda, Maria Eliza
Ano de publicação:
2016
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Palavras-chave do autor:
escola; aluno; ensino de geografia; ascensão social; conhecimento
Resumo:
Este trabalho pretende analisar como o aluno representa discursivamente sua relação com a escola enquanto instituição de sua formação e com a Geografia como conhecimento pertinente que é parte do currículo escolar. O processo de construção da objetividade científica encontra-se tanto no estabelecimento de uma visão analítica da fala do aluno como material de pesquisa e na consideração das questões que se deram na inserção das classes populares na escolarização como premissa da era da modernidade. Embora haja uma escolarização dual em nossa sociedade, que avança conforme democratiza-se o acesso à escola, o espectro geral das falas dos alunos mostrou uma valorização positiva da escola. Ainda assim, encontramos limites e lacunas na compreensão do sentido de formação na escola reduzidos pelo mito da ascensão social e na apropriação do conhecimento em Geografia. Desse modo, detectamos as lentas travessias que os alunos têm de traçar para que o conhecimento escolar aprendido faça sentido para a vida adulta social e para a profissionalidade, constituindo assim um caminho à cidadania plena. A pesquisa revelou o que o aluno fala e pensa sobre a escola, que prenuncia, ao olhar para o aluno, como este age em defesa da escola e da educação.