TGI
A percepção de estudantes moradores de ocupações urbanas sobre a escola: um estudo de caso no centro da cidade de São Paulo
Autor(a):
Nishida, John Yudi
Orientador(a):
Girotto, Eduardo Donizeti
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Palavras-chave do autor:
ocupação; currículo; educação; movimentos sociais
Resumo:
Este trabalho aborda a percepção dos alunos que vivem em moradias ocupadas no centro da cidade de São Paulo sobre a educação e a geografia em uma escola da rede pública estadual. Um dos temas explorados neste trabalho é o fato de que o currículo não privilegia todos os grupos sociais e não conta com participação expressiva de professores em sua elaboração. Através de levantamento de dados, pesquisa bibliográfica, entrevistas e leitura de artigos e reportagens online, foi possível entender um pouco mais sobre as dificuldades que os alunos que vivem em ocupações enfrentam na escola e na sociedade e os preconceitos que sofrem por estarem lutando pelo direito à moradia. Este estudo também traz percepções em torno da precarização que o ensino público vem sofrendo e uma reflexão sobre a importância do papel do professor na formação de estudantes em condições sociais diversas que chegam à escola.