TGI
A importância do Geomarketing na produção espacial e na implementação de negócios e empreendimentos no bairro de Campo Limpo em São Paulo
Baixa Renda, Comunidade Urbana, Cultura Popular, Desigualdades Sociais, Educação Popular, Favela, Habitação Popular, Marginalidade Social, Pobreza Urbana, Segregação Urbana, Violência Urbana, Vulnerabilidade
Autor(a):
Oliveira, Evandro Martins de
Orientador(a):
Martin, Andre Roberto
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Palavras-chave do autor:
Campo Limpo; geomarketing; vulnerabilidade
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo discorrer sobre como o Geomarketing está diretamente ligado a forma de organização urbana em todas as regiões; porem nosso estudo se direcionará apenas ao bairro do Campo Limpo na cidade de São Paulo. A hipótese que nos propomos a responder é se esta estrutura que hoje se apresenta no bairro é ou não fruto de uma grande revolução de empreendimentos e investimentos feitos através do Geomarketing. Para que esta questão fosse respondida, utilizo a própria vivencia como morador e funcionário dos correios, onde faço entregas de encomendas na região, pesquisas de mercado (imobiliário, securitário e alimentícios) e bibliografia explicativa sobre o tema e seus derivativos. O formato do trabalho é de três capítulos. No primeiro, um resumo histórico sobre a construção e formação do bairro, bem como a efetivação de população para discernirmos de onde vieram, seus problemas estruturais e dificuldades e projetos para o futuro. No segundo capítulo, discorreremos sobre a segmentação social e a vulnerabilidade de parte da população. No terceiro e ultimo capitulo, falaremos sobre o Geomarketing contextualizando este avanço ao longo do tempo, e mostrando suas aplicações para o Marketing. Na conclusão, pretendemos analisar qual foi a importância do Geomarketing nesta estrutura do Bairro e a influência deste estudo na realidade desta população, além dar nosso parecer sobre a hipótese levantada no decorrer do trabalho.