TCC
A Construção de uma sequência didática a partir da Pedagogia dos Movimentos Sociais
Autor(a):
Benetton, Lorena Gebara
Orientador(a):
Fuzer, Taitiâny Karita Bonzanini
Ano de publicação:
2014
Unidade USP:
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz [ESALQ]
Palavras-chave do autor:
sequência didática; educação para a transformação; pedagogia dos movimentos sociais
Resumo:
Este presente texto fundamenta-se em estudos de diferentes formas de educação de caráter crítico e emancipador, a partir de uma revisão bibliográfica, estruturada no intuito de compreender filosofias pedagógicas e metodologias educacionais, com a finalidade de elaborar uma sequencia didática utilizada como ferramenta estrutural para o planejamento de ensino, na viabilização de espaços educadores socioambientais sendo estes formais ou informais. A sequência didática foi construída a partir do método dialético histórico que contextualiza os conhecimentos como produção sociocultural ao longo da história humana, direcionando o papel do sujeito crítico como protagonista do processo. Por meio da problematização temática dos conteúdos programáticos, questionando os conhecimentos fornecidos, dentro da totalidade e interdisciplinaridade, na popularização de momentos pedagógicos de troca de saberes por meio do debate crítico que interaja de forma dialógica com a realidade do educando e do meio ao seu redor, propiciando um cidadão ativo e conscientizador, na construção de novos preceitos sociais que valorize o desabrochar das diversas dimensões humanas, em contraposição a um sistema determinado pelas diretrizes econômicas de um mercado consumidor de recurso de forma irresponsável e exterminador do meio ambiente