Tese (Doutorado)
Urbanização de fronteira: práticas de apropriação do espaço nas regiões mais pobres da cidade de São Paulo. O caso dos assentamentos Jardim Pernambuco e Nova Vitória
Autor(a):
Scagliusi, Francisco Luiz
Orientador(a):
Mautner, Yvone Miriam Marta
Ano de publicação:
2013
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
urbanização; fronteiras (aspectos urbanísticos); loteamento clandestino; movimentos sociais urbanos
Palavras-chave do autor:
apropriação do espaço;fronteira urbana;loteamentos clandestinos;movimentos sociais urbanos;urbanização
Resumo:
A tese desenvolvida neste trabalho trata de formas específicas de produção do espaço nas regiões de fronteira urbana. Investiga o caso de dois assentamentos clandestinos localizados no extremo da zona leste da cidade de São Paulo. Nossa hipótese identifica o início da década de 80 como um ponto de inflexão na dinâmica espacial da cidade, provocada por novos marcos regulatórios e pela ação de movimentos de luta por moradia. significa ainda uma tentativa de nomear processos e práticas relacionadas a formas específicas de apropriação do espaço, diferenciando do conceito de periferia, que não mais compreende a dinâmica espacial sócio-espacial da cidade nestas regiões.
ABNT:
SCAGLIUSI, Francisco Luiz; MAUTNER, Yvone Miriam Marta. Urbanização de fronteira: práticas de apropriação do espaço nas regiões mais pobres da cidade de São Paulo. O caso dos assentamentos Jardim Pernambuco e Nova Vitória. 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-24042013-165814/pt-br.php >.