Dissertação (Mestrado)
Uma jornada em busca da popularização do circuito cultural através do espaço da escola ou A possibilidade de um ator-educador
Autor(a):
Audi, Sergio Luis
Orientador(a):
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
Ano de publicação:
2016
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
teatro; educação; ação cultural; teatro; espaço cênico; escola pública; público
Palavras-chave do autor:
acesso à cultura;circuito popular de teatro;o ator-educador;pesquisa em interpretação;popularização do circuito cultural;teatro na educação;
Resumo:
Esta pesquisa parte de 23 anos de experiência de envolvimento em projetos de ação cultural, que podemos denominar circuito popular ou popularização do circuito cultural. Estes projetos foram desenvolvidos a partir de centenas de apresentações de espetáculos profissionais para o público adulto de escolas públicas (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). Aliados a cursos e oficinas para professores e/ou alunos, visando o estabelecimento de um diálogo profícuo com o sistema educacional, além da dinamização e aprofundamento da relação de educadores e educandos com o teatro, compreendendo a prática artística como parte integrante e necessária no âmbito da vida social contemporânea. A meta dos referidos projetos de ação cultural desenvolvidos ao longo dos últimos anos foi a de avançar nas perspectivas abertas pela experiência artística, pesquisando como as condições dadas na situação de apresentações no espaço das escolas podem se constituir como elementos de linguagem, possibilitando o desenvolvimento de modos expressivos potentes para uma fruição apurada das obras apresentadas. A presente pesquisa parte de uma experimentação cênica, que resultou em um espetáculo teatral, utilizando as salas de aula como espaços cênicos, a partir da adaptação de um texto da literatura brasileira - Vidas Secas, de Graciliano Ramos -, que foi sendo concebida no curso da própria experiência investigativa.
ABNT:
AUDI, Sergio Luis; CARVALHO, Flávio Augusto Desgranges de. Uma jornada em busca da popularização do circuito cultural através do espaço da escola ou A possibilidade de um ator-educador. 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21032017-105427/ >.