ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Marchezin, Lucas Tadeu

Orientador(a):

Silveira Junior, Walter Garcia da

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Instituto de Estudos Brasileiros [IEB]

Assuntos:

samba; música popular

Palavras-chave do autor:

Geraldo Filme 1927 - 1995;música popular - Brasil;Plínio Marcos 1935 - 1999;samba;Toniquinho Batuqueiro 1929 - 2011 ;Zeca da Casa Verde 1927 - 1994

Resumo:

O presente trabalho tem como objeto de estudo o disco Plínio Marcos em prosa e samba, com Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro, gravado em 1974 pela gravadora Chantecler. O objetivo da pesquisa é compreender o processo de construção, por parte dos quatro artistas, de uma narrativa sobre a história do samba de São Paulo. Para tanto, busca-se compreender o contexto em que se deu o encontro entre eles, a constituição de trabalhos conjuntos e a gravação do disco. Da mesma forma, analisamos a estrutura da obra, as intervenções do narrador, os elementos musicais e as canções que compõem o álbum. A combinação desses elementos constitui um discurso que busca legitimar a existência de um samba paulista, com uma história e características distintas em relação a outras vertentes de samba. Trata-se, a nosso ver, de um processo de identificação a partir da construção de um texto híbrido sobre o samba paulista e a cidade de São Paulo.

ABNT:

MARCHEZIN, Lucas Tadeu; SILVEIRA JUNIOR, Walter Garcia da. Um samba nas quebradas do mundaréu: a história do samba paulistano na voz de Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde, Toniquinho Batuqueiro e Plínio Marcos. 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em:.