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Autor(a):

Rosa, Silvio José

Orientador(a):

Waisman, Jaime

Ano de publicação:

2006

Unidade USP:

Escola Politécnica [EP]

Assuntos:

transporte urbano; marginalidade social; circulação urbana (gerenciamento); classe baixa; trens

Palavras-chave do autor:

baixa renda;exclusão social;gerenciamento da mobilidade;mobilidade;transporte;trem metropolitano

Resumo:

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) com mais de 18 milhões de habitantes realizando por dia 39 milhões de viagens, sendo 25 milhões motorizadas e 14 milhões a pé, convive com problemas diários que dificultam os deslocamentos necessários da sua população. O crescimento desordenado da região exigiu mais e maiores deslocamentos, contribuindo para deteriorar a qualidade do transporte coletivo. Os indivíduos, insatisfeitos com essa condição, buscaram suprir suas necessidades de transporte, invariavelmente, com o uso do automóvel (os que podem), o que aumenta a dependência por esse modo e contribui para a inviabilidade do transporte público segregando espacialmente os mais pobres. Assim, temos a caracterização de uma forma de exclusão social proporcionada pela insuficiência dos meios de transportes na RMSP, que pode se agravar à medida que o custo financeiro crescente do deslocamento em função da distância, transbordos tarifados etc., atinja diretamente os usuários de menores rendas. Há uma associação muito estreita entre mobilidade urbana e renda, ou seja, a renda familiar é um fator determinante da mobilidade. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar a mobilidade da população de baixa renda da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), usuária do Trem Metropolitano. Esta analise se dará pela comparação dos dados das pesquisas Origem e Destino de 1997, realizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP), e a de Acesso e Difusão de 2005, realizada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Desta forma, busca-se entender os padrões de viagens da população de baixa renda estudada, em face das suas limitações de renda e da eventual segregação espacial e, posteriormente, diante dos resultados obtidos, propor programas de Gerenciamento da Mobilidade, que potencializem a sua mobilidade.

ABNT:

ROSA, Silvio José; WAISMAN, Jaime. Transporte e exclusão social: a mobilidade da população de baixa renda da Região Metropolitana de São Paulo e trem metropolitano. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-07122006-163515/ >.