Dissertação (Mestrado)
Trabalho e quimeras: dilema vivido pelo jovem operário
Autor(a):
Silva, Cristiane Aparecida Fernandes da
Orientador(a):
Augusto, Maria Helena Oliva
Ano de publicação:
2002
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
trabalhador jovem; sociologia do trabalho
Palavras-chave do autor:
educação;família;identidade;insatisfação no trabalho;jovem;profissão;subjetividade;trabalhador;trabalho;trajetória ocupacional
Resumo:
A inserção prematura do jovem trabalhador no mundo do trabalho visa o complemento da renda familiar, a afirmação de sua autonomia e a efetivação do valor simbólico que confere ao trabalho. Contudo, a pertença a um estrato de classe de baixa renda, sua pouca qualificação educacional, sobremaneira profissional, e as escassas oportunidades que lhes são oferecidas pelo mercado de trabalho, constituem obstáculos para que esse jovem ocupe um ofício que o satisfaça subjetivamente. A abordagem desta pesquisa consiste em perquirir os dilemas por que passa o jovem operário dividido entre as aspirações subjetivas, em relação a uma profissão desejada, e as condições objetivas de sua ocupação. Trata-se, portanto, de enfocar e esquadrinhar o conflito entre trabalho real e anseio subjetivo e as estratégias que os jovens operários utilizam para sobrepujá-lo, à medida que procuram delinear suas identidades de trabalhadores.
ABNT:
SILVA, Cristiane Aparecida Fernandes da; AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Trabalho e quimeras: dilema vivido pelo jovem operário 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-06072003-222726/ >.