Dissertação (Mestrado)
Telecentro comunitário como espaço de educação social: um estudo de caso
Autor(a):
Matuda, Fernanda Guinoza
Orientador(a):
Silva, Roberto da
Ano de publicação:
2009
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
inclusão digital; sociologia educacional; educação (aspectos sociais); tecnologia da informação (educação); tecnologia educacional; computador no ensino; centros comunitários
Palavras-chave do autor:
educação social ;inclusão digital ;telecentro comunitário
Resumo:
O surgimento de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem levantando diversas análises e estudos sobre as relações sociais na atualidade. O acesso aos recursos tecnológicos se constitui em um forte instrumento de dominação, uma vez que não está ao alcance de todos. Um dos mecanismos criados na tentativa de minimizar a exclusão digital são os chamados telecentros comunitários, que disponibilizam acesso às tecnologias por parte da população menos privilegiada. É uma ação bastante empregada nos programas de Inclusão Digital da cidade de São Paulo - SP que possui somente 25,47% de sua população incluída digitalmente. Esta pesquisa se configura como um estudo de caso, realizado em um telecentro localizado na Zona Leste de São Paulo e teve como objetivo investigar se este equipamento pode ser compreendido como um espaço de Educação Social. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, com amostra de 115 usuários. A análise dos dados coletados indicou que existe aprendizagem de dois tipos de conteúdos no local: informática e relações sociais mediadas ou não pelo computador. Os conteúdos aprendidos apontaram a especificidade da Educação no telecentro a cultura digital. Embora tenha sido possível verificar melhora na utilização dos recursos tecnológicos com o telecentro, o estudo aponta a necessidade de um projeto político e pedagógico como mecanismo para otimizar as ações desenvolvidas no local, pontuando que este trabalho, longe de ser caracterizado por uma prática não-formal, tem objeto próprio e é intencional.
ABNT:
MATUDA, Fernanda Guinoza; SILVA, Roberto da. Telecentro comunitário como espaço de educação social: um estudo de caso . 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05112009-142550/