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Autor(a):

Alves, Ronaldo Cardoso

Orientador(a):

Abud, Kátia Maria

Ano de publicação:

2006

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

prática de ensino; formação de professores; história (estudo e ensino); etnografia; identidade cultural

Palavras-chave do autor:

comunicação;consciência histórica;cotidiano;cultura;didática da história;educação;etnografia;história;identidade;psicologia social;representações sociais

Resumo:

Esta pesquisa teve como objetivo estudar a construção de consciência histórica em alunos do ensino básico a partir do encontro/confronto, em sala de aula, dos diferentes saberes oriundos do senso comum e da ciência da História, por meio da análise das representações sociais constituídas por seus sujeitos: alunos e professores. A utilização de uma metodologia de pesquisa de inspiração etnográfica, somada a outros instrumentais qualitativos aplicados em alunos e professores do ensino fundamental e médio de escolas situadas na periferia da Cidade de São Paulo, proporcionou a leitura das configurações sociais da comunidade escolar à luz da teoria das representações sociais de Serge Moscovici e do conceito de consciência histórica de Jom Rüsen. Baseado nesse aporte teórico e empírico, a dissertação buscou compreender a influência da dupla dimensão do cotidiano (local e global) na construção das representações sociais dos alunos e a transformação (ou reprodução) das mesmas após a atuação do ensino de História no espaço escolar, com vistas à consecução (ou não) de consciência histórica na vida prática dos alunos.

ABNT:

ALVES, Ronaldo Cardoso; ABUD, Kátia Maria. Representações sociais e a construção da consciência histórica. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06032008-113817/ >.