Tese (Doutorado)
Relações entre graus nutricionais de crianças de periferia e níveis cognitivos alcançados em provas de Piaget sobre a contradição
Autor(a):
Flores, Terezinha Maria Vargas
Orientador(a):
Macedo, Lino de
Ano de publicação:
1984
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
processos cognitivos; fracasso escolar; provas piagetianas
Resumo:
Estudo comparativo entre as "pesquisas sobre contradição", de Piaget e os resultados obtidos com crianças da periferia de Porto Alegre, RS. Investiga as relações entre os níveis cognitivos alcançados pelos sujeitos em três provas de Piaget sobre a contradição e os graus nutricionais dos mesmos. Os sujeitos são 60 meninos e 60 meninas de 4 a 12 anos, escolhidos aleatoriamente quando chegavam para consulta no posto de saúde do centro comunitário da equipe II da Obra Social Murialdo. Os resultados mostram diferenças significativas entre as idades, mas não entre os sexos. Detecta-se uma diferença entre a provas da balança e as duas outras provas, sendo isto explicado pela hipótese de que as crianças das favelas estruturam bem o real, mas apresentam dificuldades ao nível das representações mentais. Constata que a maioria dos sujeitos apresenta desnutrição moderada e que, a partir dos 10 anos, quase todos os sujeitos classificam-se como "nutridos". Conclui que a desnutrição, como variável multifatorial, não pode ser o "bode expiatório" do fracasso escolar das crianças faveladas sugere que o sistema Piaget ano, por ter raízes biológicas, caracteriza-se como modelo adequado para tornar mais claro binômio cognição x desnutrição.
ABNT:
FLORES, Terezinha Maria Vargas; MACEDO, Lino de. Relações entre graus nutricionais de crianças de periferia e níveis cognitivos alcançados em provas de Piaget sobre a contradição. 1984.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.