ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Kohara, Luiz Tokuzi

Orientador(a):

Sampaio, Maria Ruth Amaral de

Ano de publicação:

2009

Unidade USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

Assuntos:

habitação popular; cortiços; rendimento escolar; crianças; ensino fundamental

Palavras-chave do autor:

cortiços;desempenho escolar;educação;habitação popular

Resumo:

Esta tese estuda a relação entre as condições da moradia e o desempenho escolar de crianças residentes em cortiços. O estudo foi desenvolvido com alunos da quarta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada no Bairro do Glicério, distrito da Liberdade, região que possui grande concentração desse tipo de moradia. Para situar o objeto de estudo, os três primeiros capítulos do trabalho enfocam o problema da habitação, destacadamente, dos cortiços, a história de exclusão escolar das crianças pobres e o significado do espaço para as crianças. Nos dois capítulos seguintes, é desenvolvido o objeto do estudo. Utilizou-se para isso, a metodologia qualitativa e posta em prática através de contato direto com grupos de pessoas selecionadas e visitas às moradias dos alunos. O trabalho conclui que o desempenho escolar das crianças pesquisadas é prejudicado pelas precárias condições de moradia. Finalizando, traz sugestões para as políticas públicas de moradia popular no centro da cidade e para a política da educação.

ABNT:

KOHARA, Luiz Tokuzi; SAMPAIO, Maria Ruth Amaral de. Relação entre as condições da moradia e o desempenho escolar: estudo com crianças residentes em cortiços. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-10052010-155909/?&lang=pt-br >.