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Autor(a):

Sipavicius, Nympha Aparecida Alvarenga

Orientador(a):

Rosamilha, Nelson

Ano de publicação:

1984

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

formação de professores; psicologia escolar

Resumo:

Elucida o peso relativo da formação escolar do professor, anos de experiência docente, atitudes verbalmente expressas quanto a problemas dos alunos, uso de elogio, repreensão ou punição; tipo de participação do aluno nas aulas, clima disciplinar na aula e atitudes didáticas desenvolvidas; mobilidade e faltas do professor e nível de prontidão do aluno como determinantes do rendimento escolar. A amostra consiste de 24 classes de primeira serie, de 9 escolas da periferia na região leste do município de sao Paulo. Os dados sao extraídos de uma pesquisa feita pela coordenadoria de estudos e normas pedagógicas da secretaria de educação do estado de sao Paulo, envolvendo entrevistas com os professores, exame dos livros de ponto, observações em sala de aula e aplicação de provas de prontidão e de escolaridade no final do ano letivo. O tratamento estatístico e a regressão múltipla e se conclui que o conjunto das variáveis estudadas explica 39% da variância do rendimento final, sendo a variável mais importante o nível de prontidão do aluno (26%). A segunda variável e a mobilidade docente (explica 7%). As demais variáveis estudadas pouco acrescentam a pesquisa, uma vez computados os efeitos das duas primeiras.

ABNT:

SIPAVICIUS, Nympha Aparecida Alvarenga; ROSAMILHA, Nelson. Prontidão, características e atuação dos professores e rendimento escolar de crianças de primeira série. 1984.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.