ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Azevedo, Carmen Silvia Carmona

Orientador(a):

Westphal, Márcia Faria

Ano de publicação:

1999

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

serviços de saúde (administração)

Palavras-chave do autor:

antroposofia;berçários/organização & administração;creches/organização & administração;promoção da saúde;organizações não governamentais -estudos de casos e controles;bem-estar da criança;entrevistas como assunto;pais;participação da comunidade;áreas de pobreza

Resumo:

Objetivo: Analisa a Associação Comunitária Monte Azul (ACOMA), uma organização não governamental (ONG), quanto ao referencial teórico verificando se suas estratégias de promoção humana, promovem saúde. Métodos: Análise institucional, metodologia de pesquisa qualitativa, de base empírica, que é pesquisa e intervenção. Fontes de dados: a) estudo do referencial teórico da ACOMA; b) acompanhamento e observação do cotidiano do berçário e das creches da ACOMA; c) realização de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com os pais das crianças atendidas pela ACOMA; "mães de creche"; dirigentes e colaboradores envolvidos na coordenação pedagógica e na assistência médica. Resultados: A análise do cotidiano do berçário e das creches da ACOMA revela a reprodução na prática, das idéias pedagógicas baseadas na antroposofia e que esta é promotora de saúde. As atividades desenvolvidas com as crianças são promotoras de saúde. Falha apontada: ausência de um trabalho com os pais das crianças. Os pais não revelam consciência acerca da filosofia que orienta os serviços prestados pela ACOMA, sendo saúde "ausência de doença". Conclusões: As idéias antroposóficas foram compreendidas e adotadas, sendo as ações coerentes com a mesma.

ABNT:

AZEVEDO, Carmen Silvia Carmona; WESTPHAL, Márcia Faria. Promoção de saúde: uma experiência baseada na antroposofia; o caso da favela Monte Azul. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.