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Autor(a):

Oliveira, Jéssica Rodrigues de

Orientador(a):

Gambardella, Ana Maria Dianezi

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

adolescentes; educação alimentar e nutricional; educação em saúde; saúde escolar; promoção da saúde

Palavras-chave do autor:

adolescente;educação alimentar e nutricional;educação em saúde;promoção da saúde;saúde escolar

Resumo:

Introdução: As práticas alimentares são resultantes de decisões, conscientes ou não, relacionadas à cultura alimentar de sua região, à tradição alimentar de seu convívio social e às transformações decorridas do acesso à informação científica e popular. Neste sentido, torna-se fundamental estimular a autonomia dos indivíduos para que realizem escolhas alimentares adequadas e saudáveis, o que demanda um consciente processo educativo. Nesse propósito, a educação alimentar e nutricional desempenha função estratégica na promoção de hábitos saudáveis. Objetivo: Propor e avaliar o efeito de uma intervenção nutricional educativa, com base na metodologia da problematização, para a promoção de alimentação saudável em estudantes dos 6os anos de uma escola municipal de São José dos Campos (SP). Métodos: Realizou-se um estudo de intervenção com duração de 6 meses. O estudo desenvolveu-se em três etapas distintas: diagnóstico, intervenção e avaliação. Na fase de intervenção foi proposto um programa educativo com 8 atividades práticas com a finalidade de ampliar o conhecimento, habilidades e atitudes positivas entre os adolescentes em relação a alimentação saudável por meio da pedagogia da problematização. Para avaliar os efeitos da intervenção, foram coletados dados antropométricos, de práticas alimentares e qualitativos por meio de avaliação antropométrica, questionário semi-estruturado e grupos focais, nas etapas de diagnóstico e avaliação. A interpretação e análise dos dados qualitativos baseou-se no método da análise de conteúdo. Resultados: As atividades de intervenção foram construídas com base nas questões identificadas nos grupos focais pré-intervenção, referentes às crenças e conhecimentos, comportamentos, percepções e barreiras para uma alimentação saudável. Ao final da intervenção, os alunos elaboraram um jornal educativo sobre alimentação e nutrição que foi distribuído em toda a comunidade escolar. As modificações identificadas foram a ampliação do conhecimento nutricional e a intenção de mudanças positivas na alimentação como o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes e redução do consumo de doces e demais industrializados. Conclusões: A intervenção mostrou-se eficaz na ampliação do conhecimento sobre alimentação e nutrição e os alunos demonstraram a intenção de realizar mudanças em relação às práticas alimentares inadequadas.

ABNT:

OLIVEIRA, Jéssica Rodrigues de; GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi. Promoção da alimentação adequada e saudável na escola: limites e possibilidades de uma proposta educacional. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6138/tde-01122015-122224/ >.