Dissertação (Mestrado)
Programa de regularização fundiária sustentável de assentamentos irregulares de São Bernardo do Campo: avanços e desafios ao processo de regularização fundiária no âmbito da política habitacional municipal
Autor(a):
Brandimiller, Tatiana Urbanovik
Orientador(a):
Royer, Luciana de Oliveira
Ano de publicação:
2017
Unidade USP:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]
Assuntos:
regularização fundiária; política habitacional; São Bernardo do Campo (SP)
Palavras-chave do autor:
política habitacional;regularização fundiária de interesse social;São Bernardo do Campo
Resumo:
A pesquisa pretende identificar e analisar criticamente os avanços trazidos e os desafios enfrentados na implementação do Programa de Regularização Fundiária Sustentável no município de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. Ao abordar a regularização fundiária, a pesquisa busca compreender o seu papel como política pública estratégica na promoção do acesso à moradia e à cidade por parte da população de baixa renda. A intenção do trabalho é contribuir para construção de um panorama crítico às diferentes compreensões e proposições de atuação sobre a Regularização Fundiária de Interesse Social. Para tanto, problematiza a questão em suas diversas acepções e concepções, abordando criticamente e relacionando-a às diferentes correntes de pensamento sobre o tema. Além do aporte conceitual e da literatura específica, contribui para a pesquisa as experiências profissionais vividas pela autora ao longo dos últimos cinco anos na implementação dessa política pública no município de São Bernardo do Campo.
ABNT:
BRANDIMILLER, Tatiana Urbanovik; ROYER, Luciana de Oliveira. Programa de regularização fundiária sustentável de assentamentos irregulares de São Bernardo do Campo: avanços e desafios ao processo de regularização fundiária no âmbito da política habitacional municipal 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-13062017-122447/ >.