Tese (Doutorado)
Pentecostalismo e religiosidade brasileira
Autor(a):
Macedo, Emiliano Unzer
Orientador(a):
Pinto, Maria Inez Machado Borges
Ano de publicação:
2007
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
religiosidade popular (aspectos antropológicos); cultura brasileira; pentecostalismo; período colonial (1500-1822) (aspectos religiosos)
Palavras-chave do autor:
pentecostalismo;protestantismo;religiosidade popular brasileira;cultura brasileira;antropologia
Resumo:
Este trabalho pretende interpretar historicamente a transformação de práticas e crenças religiosas do período colonial brasileiro até a atual influência marcante do Pentecostalismo que se manifesta como uma nova categoria religiosa apresentando peculiaridades próprias. A religiosidade brasileira desde tempos coloniais revela-se imbuída de diversidade, tolerância e, principalmente, de sincretismo. Tal quadro decorreu da convergência de inúmeras influências culturais advindas das etnias que aqui conviveram: portugueses, indígenas, afro-descendentes. Nesta análise utilizaremos o conceito de hibridismo cultural a fim de constatarmos o sincretismo enraizado na religiosidade brasileira. Demonstraremos que, posteriormente, em fins do século 19 e início do seguinte, a entrada de imigrantes de credo protestante introduziu novas atitudes e crenças no cenário religioso brasileiro permanecendo em grande parte restrito a parcelas da população. No entanto, crenças pentecostais, decorrentes do Protestantismo, popularizaram-se e apresentaram, recentemente, qualidades próprias constituindo-se como responsáveis por um amplo processo de transformação e reforma social. O estudo pretende interpretar, portanto, tal força e popularização como decorrente de sua adaptação e flexibilidade a condições religiosas e culturais do país. A popularidade pentecostal, contudo, ao longo de sua história no Brasil também apresentou limitações de adaptabilidade, sendo que as mais recentes, como a Igreja Universal do Reino de Deus, as que melhor se adequaram ao quadro religioso brasileiro e no exterior, apresentando-se como uma nova categoria religiosa. Por fim caracterizamos de forma mais factual crenças e práticas religiosas, inferindo a partir de uma pesquisa de campo, realizado em Vitória, Espírito Santo, tomando a cidade como estudo de caso. Como consequência, uma análise qualitativa nos permitiu chegar a elementos conclusivos que ajudaram a explicar as características peculiares do pentecostalismo e da nova configuração da religiosidade brasileira contemporânea.
ABNT:
MACEDO, Emiliano Unzer; PINTO, Maria Inez Machado Borges. Pentecostalismo e religiosidade brasileira. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23102007-140542/ >.