ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Chechia, Valéria Aparecida

Orientador(a):

Andrade, Antônio dos Santos

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Assuntos:

rendimento escolar (aspectos psicológicos); relação escola-família (aspectos psicológicos)

Resumo:

O envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos filhos tem apresentado um papel importante no desempenho escolar, pois o diálogo entre a família e a escola, tende a colaborar para um melhor desempenho escolar. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer as percepções dos pais sobre a escola, o desempenho escolar e o envolvimento deles próprios no cotidiano escolar dos filhos. O estudo foi realizado com 32 pais, sendo dezesseis pais de alunos com desempenho classificado como sucesso e dezesseis pais de alunos com insucesso escolar, de uma escola pública estadual do primeiro ciclo do ensino fundamental de um bairro de periferia de um Município do interior de São Paulo. A análise permite evidenciar que a maioria dos pais de alunos com sucesso escolar revela uma crença de que "a escola é boa"; e a maioria dos pais de alunos com insucesso revela uma percepção negativa sobre a escola, a partir das experiências vividas pelos filhos, ou seja, do insucesso escolar deles. A grande maioria dos relatos dos pais também revela que os alunos com sucesso escolar tiveram uma trajetória de bom rendimento desde o início de sua vida escolar; enquanto que a grande maioria dos relatos dos pais de alunos com insucesso revela que o filho já iniciara o percurso da vida escolar apresentando dificuldades no rendimento. Tanto os pais de alunos com sucesso escolar, como os de insucesso revelam que a família deve promover a valorização da escola, mas que também a escola precisa rever os seus valores em relação ao aluno e à família. A percepção que os pais constroem sobre a escola parece estar relacionada ao que a escola transmite. Em relação ao desempenho escolar, os pais de alunos com sucesso e insucesso atribuem responsabilidade ao filho, ao professor e também à família. Os pais de alunos com sucesso revelam que o envolvimento com cotidiano escolar do filho pode ser o responsável por um aumento nas possibilidades de ) sucesso. Entretanto, a maioria dos pais de alunos com insucesso escolar revela uma expectativa quanto ao envolvimento, no sentido de cuidar dos resultados negativos do rendimento escolar.

ABNT:

CHECHIA, Valéria Aparecida; ANDRADE, Antônio dos Santos. Pais de alunos com sucesso e insucesso escolar: percepções da escola, do desempenho escolar dos filhos e do desenvolvimento com o cotidiano escolar. 2002.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2002.