Dissertação (Mestrado)
O lar conveniente: os engenheiros e arquitetos e as inovações espaciais e tecnológicas nas habitações populares de São Paulo (1916-1931)
Autor(a):
Freitas, Maria Luiza de
Orientador(a):
Correia, Telma de Barros
Ano de publicação:
2005
Unidade USP:
Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]
Assuntos:
habitação popular
Palavras-chave do autor:
arquitetos;bruno simões magro (1882-1956);engenheiros;habitação econômica;habitação popular;periódicos de engenharia;São Paulo (cidade)
Resumo:
Com o intuito de contribuir para preencher a lacuna existente na historiografia sobre os engenheiros e arquitetos atuantes no campo da construção civil, procura-se resgatar a discussão sobre habitação popular no âmbito dos periódicos de engenharia e de publicações editadas em São Paulo entre 1916 e 1931. Assim, toma-se como escopo o tratamento dado à questão da habitação popular entre o Concurso para projetos de Habitações Proletárias Econômicas, de 1916, e o I Congresso de Habitação, realizado no início de 1931. Estes dois acontecimentos são momentos nos quais engenheiros e arquitetos travaram discussões importantes em torno de uma proposta de habitação econômica. Entre as questões discutidas estão as inovações espaciais, que são influenciadas por questões de conforto, higiene e economia, concomitantemente à discussão tecnológica, que perpassa as questões da racionalização dos materiais de construção, das técnicas construtivas e de urbanismo. Discute-se também a atuação do engenheiro-arquiteto Bruno Simões Magro, útil para se entender a complexidade do tema da habitação econômica e como esse tipo de profissional, dito engenheiro arquiteto, atuou na questão da habitação popular.
ABNT:
FREITAS, Maria Luiza de; CORREIA, Telma de Barros. O lar conveniente: os engenheiros e arquitetos e as inovações espaciais e tecnológicas nas habitações populares de São Paulo (1916-1931). 2005.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-14032006-123351/ >.