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Autor(a):

Fenerick, José Adriano

Orientador(a):

Moura, Esmeralda Blanco Bolsonaro de

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

samba; música popular; modernidade; nacionalismo; indústria cultural

Palavras-chave do autor:

indústria cultural;modernidade cultural;música popular;nacionalismo;samba

Resumo:

Esta tese estuda algumas das relações entre o samba e o implemento da indústria cultural nos anos 1920/45. Na perspectiva adotada por este trabalho, os modernos meios de comunicação de massa foram importantes agentes no processo de construção do moderno samba brasileiro, pois, entre outras coisas, alteraram o modo de produção e significados sociais desta música. Assim, o samba deixava cada vez mais de ser uma música tradicional, para se tornar um produto da, assim chamada, indústria de diversões. Entretanto, o samba brasileiro não foi apenas uma construção dos modernos meios de comunicação de massa. Houve vários interesses conjugados, abordados neste trabalho, que atuaram na sua elaboração. A possibilidade de profissionalização do músico popular, o rádio comercial em expansão (e em busca de novidades), o projeto nacionalista do governo Vargas etc., são alguns exemplos do envolvimento de boa parte da sociedade brasileira na criação do samba nacional, um misto de tradição e modernidade.

ABNT:

FENERICK, José Adriano; MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de. Nem do morro, nem da cidade: as transformações do samba e a indústria cultural - 1920-1945. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-28052003-160547/ >.