Dissertação (Mestrado)
Negros e negras chegam à universidade: estudo sobre trajetórias acadêmicas e as perspectivas profissionais dos cotistas da Unifesp
Autor(a):
Tobias, Juliano da Silva
Orientador(a):
Silva, Roberto da
Ano de publicação:
2014
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
ação afirmativa; ensino superior; relações étnicas e raciais; negros (educação); políticas públicas
Palavras-chave do autor:
cotas;negras;negros
Resumo:
Essa pesquisa procura analisar as trajetórias acadêmicas e as perspectivas profissionais dos alunos aprovados pelo sistema de cotas para negros da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No primeiro capitulo é feita uma descrição do estado da arte das pesquisas e das obras clássicas sobre as relações raciais no Brasil. No segundo capítulo é feita uma breve discussão sobre as ações afirmativas e da política de cotas para negros no Brasil No terceiro capítulo procurou-se realizar uma descrição e uma reflexão sobre o processo de discussão da política de cotas na UNIFESP. O quarto capítulo apresenta os dados relativos à trajetória socioeconômica e acadêmica dos alunos negros cotistas da UNIFESP. O quinto capítulo faz uma análise dos principais argumentos utilizados pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal para apoiar a constitucionalidade da política de cotas para negros.
ABNT:
TOBIAS, Juliano da Silva; SILVA, Roberto da. Negros e negras chegam à universidade: estudo sobre trajetórias acadêmicas e as perspectivas profissionais dos cotistas da Unifesp2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-123631/.