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Autor(a):

Reis, Letícia Vidor de Sousa

Orientador(a):

Montero, Paula

Ano de publicação:

1999

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

antropologia cultural e social; música popular; samba

Resumo:

Através do acompanhamento do processo de legitimação do samba carioca, procurei investigar de que maneira, entre os finais do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, o samba foi se tornando um ritmo nacional, o que culminaria com sua consagração como um dos ícones de brasilidade nas décadas de 30 e 40. Tal processo é conflituoso e ambíguo em virtude do modo pelo qual as elites percebem essa música popular. Para interpretar essa ambigüidade, procurei entender como a nova ordem laica e racional republicana, que se instaura no país em 1889, lida com o dilema de ter que incorporar a grande massa de cidadãos negros, cuja perfectibilidade era posta em dúvida pelos princípios científicos do darwinismo social mas que, por outro lado, era herdeira de uma tradição cultural secular que não permitia que se extirpassem suas manifestações culturais do corpo das expressões afetivas e lúdicas da nacionalidade. Finalmente, investigo como esse dilema se traduz na infrutífera tentativa de criação de um imaginário popular republicano realizada pela jovem e autoritária República em sua busca de legitimidade social e política.

ABNT:

REIS, Letícia Vidor de Sousa; MONTERO, Paula. Na batucada da vida: samba e política no Rio de Janeiro (1889-1930). 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.