Dissertação (Mestrado)
Morbidade ambulatorial como expressão das necessidades de saúde da população
Autor(a):
Escuder, Maria Mercedes Loureiro
Orientador(a):
Silva, Nilza Nunes da
Ano de publicação:
1998
Unidade USP:
Faculdade de Saúde Pública [FSP]
Assuntos:
morbidade; assistência ambulatorial; inquéritos de morbidade; planos e programas de saúde; prevalência
Palavras-chave do autor:
assistência ambulatorial inquéritos de morbidade necessidades e demandas de serviços de saúde-planos e programas de saúde classificação internacional de doenças entrevistas como assunto prevalência
Resumo:
Compara os dados de demanda ambulatorial de um programa de saúde infantil com os dados de morbidade referida coletados a partir de um inquérito domiciliar em área residencial de Embu (SP), a fim de investigar se as duas medidas se equivaler, conhecer o potencial da morbidade de demanda como instrumento de reconhecimento das necessidades da população. Levantou-se os dados de morbidade das consultas ambulatoriais de menores de 1 e entre 1 e 4 anos completos das UBS Sta Emília e Sto Eduardo. Calculou-se frequência relativa (morbidade proporcional) dos problemas de saúde mais frequentes - doenças respiratórias, diarréia, transtornos na pelke e outras doenças infecciosas ou parasitárias. Levantou-se a morbidade referida de 15 dias e extraiu-se desse levantamento as informações de prevalência das doenças em estudo, com intervalos de confiança (95 por cento), nos grupos etários de menores de 1 ano e de 1 a 4 anos. Extrapolou-se as frequências relativas encontradas nos dados das UBS para a proporção de crianças que adoeceram no mesmo período índice apontado no inquérito domiciliar. Aos resultados obtidos comparou-se as prevalências encontradas no estudo de morbidade referida. Conclui-se que administradores de saúde poderão valer-se de seus próprios registros de morbidade da comunidade. A epidemiologia pode ser um instrumento complementar às atividades de gestão de serviços de saúde, mas que sua aplicação não substituirá a competência interna do campo da administração.
ABNT:
ESCUDER, Maria Mercedes Loureiro; SILVA, Nilza Nunes da. Morbidade ambulatorial como expressão das necessidades de saúde da população 1998.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.