ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Silva, Fabiano Leite da

Orientador(a):

Contel, Fabio Betioli

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

urbanização; mananciais; uso do solo; planejamento territorial urbano; loteamento clandestino

Palavras-chave do autor:

Cantinho do Céu;espoliação ambiental;espoliação urbana;Grajaú;mananciais;ocupação anchieta;parque linear;Parque Residencial Cocaia;Península do Ribeirão Cocaia;urbanização

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo discutir e problematizar a ocupação de uma área de manancial inserida na Zona Sul da cidade de São Paulo, a Península do Ribeirão Cocaia. Para a discussão desse processo, trabalhou-se com a relação entre diferentes escalas, associando processos mais gerais da metropolização da cidade de São Paulo e a constituição da metrópole corporativa e mostrando como isso refletiu de forma decisiva nesse importante lugar da cidade, que havia sido, em um determinado momento, concebido como um importante espaço estratégico de conservação dos recursos hídricos, mas que veio a se transformar em um espaço principalmente de moradia de trabalhadores de baixa renda. Em que pesem as transformações recentes com a melhoria de alguns bairros na Península do Ribeirão Cocaia, ainda existem áreas de grande precariedade nessa região. Dessa maneira, realizou-se um recorte espacial de três bairros que constituem a Península: o Grajaú, no período da instalação da Cohab Bororé, nos anos 1970; o Parque Residencial Cocaia, com base em loteamentos clandestinos nos anos 1980; e o Cantinho do Céu, com a intensificação da ocupação a partir dos anos 1990. Este trabalho problematiza a questão do uso e da ocupação de áreas de mananciais, refletindo como se deu esse processo e o que tem sido feito até agora, procurando chamar a atenção das autoridades e da população para esse fato tão preocupante.

ABNT:

SILVA, Fabiano Leite da; CONTEL, Fabio Betioli. Metrópole corporativa e fragmentada: a urbanização da Península do Ribeirão Cocaia - Grajaú em São Paulo 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02122016-131109/ >.