ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Passos, Marcos Paulo de

Orientador(a):

Pieruccini, Ivete

Ano de publicação:

2018

Unidade USP:

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

Assuntos:

infoeducação; competência informacional; bibliotecas

Palavras-chave do autor:

atitudes;bibliotecas;competência em informação;culture de l'information;infoeducação;information literacy;saberes informacionais atitudinais

Resumo:

A pesquisa trata da relação entre dispositivos culturais (bibliotecas) e a constituição de saberes informacionais atitudinais, em especial (mas não exclusivamente), por crianças e jovens. A abordagem da questão decorre de indagações sobre diferentes tendências observadas em torno das chamadas literacias informacionais e da aprendizagem pela pesquisa. O objetivo é identificar o papel de dispositivos culturais nos processos de construção de atitudes face ao conhecimento. A metodologia foi desenvolvida sob dois eixos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na Estação do Conhecimento Einstein- Paraisópolis, que implicou a escolha de um objeto empírico de análise: o Programa Aprendendo a Pesquisar (PAP). Além disso, a pesquisa teve abordagem e participação no contexto internacional, em diálogo com pesquisadores francófonos e profissionais que atuam nas Bibliotecas Públicas da cidade de Rennes, França. Os resultados indicam a possibilidade de reinvenção da noção de pesquisa como relação significativa dos atos de conhecer e de criar conhecimento, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e conativos dos sujeitos no contexto do dispositivo cultural dialógico. Concluímos que a redefinição do caráter e dos modos de relação com o saber podem atuar a favor da construção de convicções internas, a serem explicitadas por ações afirmativas dos sujeitos (protagonismo cultural), fazendo frente às dinâmicas utilitaristas, procedimentais e pragmáticas que marcam nossa época, sobretudo, pela noção de competitividade pelo conhecimento, que tem marcado práticas no contexto das bibliotecas.

ABNT:

PASSOS, Marcos Paulo de; PIERUCCINI, Ivete. Informação e educação: um estudo sobre as relações entre atitudes, saberes e dispositivos culturais2018.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-11092018-094658/.