Dissertação (Mestrado)
Formação continuada de professores em serviço: tentativas, avanços e recuos na busca de práticas cooperativas durante o HTPC
Autor(a):
Santos, Antonio Berguelo dos
Orientador(a):
Garrido, Elsa
Ano de publicação:
2000
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
formação de professores; educação
Resumo:
Esta pesquisa está diretamente ligada à vida profissional do autor na rede pública estadual paulista, em escolas da zona noroeste da Capital, região de periferia, atuando predominantemente no ensino médio, inicialmente como professor de filosofia (1993-95), concomitantemente à licenciatura (1994-95), e, desde junho de 1996 até o momento, como coordenador pedagógico. Nesta trajetória, a preocupação vai se expandindo do trabalho em sala de aula, visando formas efetivas de aprendizado, ao trabalho dos professores na escola, elaborando seu conhecimento profissional e redefinindo a vida escolar através de uma maior interação entre os docentes. Procura descrever uma tentativa de desenvolver propostas cooperativas de trabalho visando à transformação intencional da prática escolar pela valorização da interação aluno-aluno no processo de aprendizado e da articulação entre as atividades curriculares de ensino. A investigação foi desenvolvida durante o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), considerado como momento de formação continuada em serviço.
ABNT:
SANTOS, Antonio Berguelo dos; GARRIDO, Elsa. Formação continuada de professores em serviço: tentativas, avanços e recuos na busca de práticas cooperativas durante o HTPC. 2000.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.