Tese (Livre Docência)
Estudos sobre estrategias de avaliação-intervenção em instituições de atendimento a criança
Autor(a):
Mejias, Nilce Pinheiro
Ano de publicação:
1992
Assuntos:
creches; educação infantil
Resumo:
Apresenta um breve histórico da psicologia clínica no mundo e no brasil. Analisa a psicologia da comunidade, discutindo os conceitos de prevenção, comunidade e avaliação. Considera que a avaliação inicial para elaboração de programas preventivos de intervenção em nível comunitário deve incluir a investigação da influência das variáveis ambientais no comportamento das pessoas. Apresenta 2 projetos que tem como preocupação primordial a avaliação em ambiente comunitário, com base na obra de Ander-Egg. O projeto I envolve estudantes de psicologia, de graduação e pós-graduação, que desenvolvem experiências de atendimento psicológico junto à comunidade: implantação de uma classe compensatória, em uma escola pública de primeiro e segundo graus da periferia de São Paulo - SP. Verifica, também, a possibilidade de aplicação dos instrumentos: teste metropolitano de prontidão, Columbia e escala Wechsler de inteligência para crianças. O projeto II compreende 6 estudos conduzidos por diferentes pesquisadores sobre as relações entre comportamento e variáveis ambientais em creches, visando uma interação continua entre avaliação e intervenção. Conclui que estes estudos não podem ser vistos como modelos de métodos, mas como projeções da procura de um método, revelando uma visão de conhecimento orientada por princípios éticos, cuja legitimidade pode ser confirmada através da divulgação.
ABNT:
MEJIAS, N. P. (1992). Estudos sobre estratégias de avaliacao-intervencao em instituições de atendimento a criança. Universidade de São Paulo, São Paulo.