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Autor(a):

Souza, Vera Helena Pessoa de;Carvalho

Orientador(a):

Ana Maria Almeida

Ano de publicação:

1985

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

análise do comportamento; comportamento na sala de aula; estudantes de ensino fundamental; hiperatividade

Resumo:

Analisa a hiperatividade em crianças da segunda série do primeiro grau, de uma escola de periferia na cidade de Botucatu, através do estudo observacional e clinico. Observa os sujeitos em sala de aula, em dois momentos do período escolar: antes e depois do recreio. Focaliza cada criança individualmente durante 20 minutos, registrando cursivamente seus movimentos, posturas, espaço em que se encontra e ocorrência de interação. Realiza de quatro a seis sessões de observação para cada criança. Complementarmente, solicita a uma profissional de psicologia um estudo de caso clinico das mesmas crianças. Analisa os dados de observação de forma a produzirem uma descrição geral da atividade da criança na sala de aula, em termos das dimensões da movimentação das crianças (qualidade, ritmo, diversidade e relação com a tarefa escolar); posturas em que os movimentos ocorrem e natureza dos movimentos. Relaciona as características de cada criança em termos de movimentação com os resultados do estudo. Discute as implicações dos resultados para o uso do conceito de hiperatividade observando o que as diversas dimensões do movimento não estão necessariamente correlacionadas, e que provavelmente revelam aspectos diferentes do comportamento da criança.

ABNT:

SOUZA, Vera Helena Pessoa de; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Estudo observacional e clinico de crianças de 8 a 9 anos: uma contribuição para a discussão do conceito de hiperatividade. 1985.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.