Dissertação (Mestrado)
Escola, lugar e poder: as aventuras de um professor-pesquisador entre o subúrbio e a periferia
Autor(a):
Girotto, Eduardo Donizeti
Orientador(a):
Alves, Gloria da Anunciação
Ano de publicação:
2009
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
periferia; escolas; educação (aspectos sociais); poder
Palavras-chave do autor:
educação;escolas;periferia - São Paulo (SP);poder
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo compreender as diferentes formas que assumem as relações entre escola, lugar e poder no subúrbio e na periferia paulista. Para tanto, foram estudadas duas escolas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma em São Caetano do Sul, a outra no Bairro de Itaquera, Zona Leste de São Paulo), buscando descrever de que maneira as problemáticas acerca do lugar interferem nas relações educativas que ocorrem no interior destas unidades escolares e como tais relações, por sua vez, são perpassadas por questões relacionadas ao poder em suas diferentes escalas geográficas de realização. Para além de uma visão generalizante acerca da escola e da educação, o que buscamos com este trabalho é empiricizar a escola, desvendando os elementos e as problemáticas que envolvem escolas reais, situadas, localizadas e contextualizadas. Para além de uma visão de fora, localizada apenas na academia, nosso olhar está situado no interior das próprias relações que buscamos desvendar visto que não abdicamos de nossa ação docente como professor da educação básica para realizar tal pesquisa. Ao contrário, é exatamente esta escolha de fazê-la no interior das próprias contradições que permeiam as relações entre escola, lugar e poder que constitui, em nossa perspectiva, o grande desafio desta dissertação. Esperamos, sinceramente, que a partir daquilo que por ora apresentamos, possamos ter enfrentado, pelo menos em parte, tal desafio, contribuindo assim para o diálogo com outras pesquisas que tenham no desvendamento das problemáticas que envolvem as relações entre escola, lugar e poder seu principal objetivo.
ABNT:
GIROTTO, Eduardo Donizeti; ALVES, Gloria da Anunciação. Escola, lugar e poder: as aventuras de um professor-pesquisador entre o subúrbio e a periferia. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-09022010-120715/ >.