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Autor(a):

Aguiar, Elizabeth Milititsky

Orientador(a):

Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

Assuntos:

escola pública; arte-educação

Resumo:

Esta tese, metodologicamente fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação, busca conhecer e analisar a construção e a experimentação de práticas pedagógicas em Arte, inovadoras no contexto em que ocorrem - as séries iniciais do Ensino Fundamental de uma Rede Municipal - voltadas para o atendimento de crianças das classes populares. A pesquisa buscou imediata e constante transformação da realidade do ensino em Arte, por entender que o desenvolvimento do professor, nesse caso das professoras, é elemento chave para reestruturar a prática, geralmente impermeável e resistente às determinações e diretrizes legais. Para tanto, o entorno artístico-cultural, os acervos disponíveis e/ou disponibilizados no período, foram (re)conhecidos e (re)significados como fontes para a organização e desenvolvimento dos currículos escolares, indicando a ampliação dos referências, do capital cultural das professoras, a socialização dos bens culturais como alavanca para as postuladas inovações e qualificação da prática. Os resultados alcançados indicam que a transformação, efetiva e concretamente ocorrida ao longo dos dois anos letivos em que a pesquisa foi realizada, superou a dimensão meramente discursiva e aparente, resultado característico das iniciativas que ocorrem de maneira impositiva, por determinação oficial, que desconsideram ou desqualificam os saberes e as concepções historicamente sedimentadas entre as professoras desde a sua própria for. (Continuação) extramuros, conectadas às iniciativas artístico-culturais que privilegiem as diferenças, as manifestações das culturas não-hegemônicas, a multiculturalidade, e tenham a qualificação permanente e o respeito pela capacidade de autoria das propostas e reflexões das professoras como objetivo precípuo. O conhecimento sistematizado nesta pesquisa poderá fundamentar e sugerir políticas e ações de qualificação e formação de professores e professoras, uma vez que muitas das propostas implementadas atualmente na escola brasileira hoje têm pouco sucesso (ou tem seus resultados minimizados) por desconsiderar elementos que se revelaram essenciais para a transformação da prática e conseqüente qualificação da educação.

ABNT:

AGUIAR, Elizabeth Milititsky; BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Escola Pública e ensino da arte nos primeiros ciclos da educação básica: desafios da sociabilização (multi) cultural na formação das professoras. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.